terça-feira, 20 de novembro de 2007

Cinema

Como aficionado de cinema que sou, cada vez que vejo um filme não consigo deixar de criticar as opções técnicas ou as expressões dos actores, etc...
O cinema moderno já não tem a mística que alguns filmes antigos tinham, senão veja-se a nova triologia de Star Wars, completamente diferente da antiga triologia.
Os efeitos especiais, alguns actores com fraca expressão mas com boa figura, a pouca imaginação directiva, tornam o cinema de hoje mais comercial.
Veja-se o caso do Senhor dos Anéis, triologia de sucesso, vencedora de vários Oscar's. Não podia estar mais em desacordo em relação à maior parte dos Oscar's que a triologia ganhou.
O primeiro filme, para mim o melhor, tem algo de comercial mas até é um bom filme, mas o segundo e terceiro filmes não têm ponta por onde se lhe peguem...
Tudo bem, foram baseados nos livros, mas tenho a certeza que não relatam a história precisamente escrita neles.
No primeiro filme ainda vimos umas hortinhas, e uns lagos de água doce, mas no segundo deixam de existir, e no terceiro nem se fala...é só batalhas e conversas secantes.
Tenho uma questão...será que na parte 2 da história as personagens não comem, nem bebem? É que aquelas grandes cidades cheias de gente, não tinham as hortinhas, nem uma fonte de água por perto.
Será que mandavam vir comida e tinham água canalizada? E aquelas aldeias com 15 casas, de onde saiam 20.000 soldados a cavalo?
São estes pormenores logísticos que os realizadores e produtores já não ligam nenhuma...o que interessa são os efeitos especiais e os actores de cara bonita.
Sensacionalismo americano.

Sem comentários: