terça-feira, 27 de novembro de 2007

Religião

O que leva uma pessoa a acreditar em Deus, ou em algo superior ao mísero mortal? Será medo de que se não obedecer às regras religiosas vá parar ao Inferno, ou será apenas devido a um factor social?
Talvez um pouco dos dois, socialmente é-nos incutida uma religião, uma crença que até mesmo inconscientemente se manifesta em certas atitudes, certos comportamentos.
Este factor social é-nos transmitido através do medo, "porta-te bem, ou vais para o Inferno". Falo claro do Cristianismo, religião predominante no nosso país.
Em relação às outras religiões, de certeza que muitas delas também terão a sua componente social assim como o medo como ferramenta, mas tenho a certeza que outras manifestam-se simplesmente por uma razão cultural.
Mas voltemos ao nosso país. Hoje em dia a religião está em "desuso" por assim dizer, grande parte dos jovens já não estão tão susceptíveis às regras religiosas, já não acreditam que haverá consequências na "outra vida" das suas acções aqui na Terra.
A própria globalização e desenvolvimento tecnológico e informativo são factores preponderantes nesse esquecimento de crenças.
Estranho por isso ver um(a) jovem saudável de aparência normal a converter-se de tal modo à religião que descarte para o resto da vida os prazeres de ser humano. Doam a sua vida em prol da palavra de Deus.
Acredito que alguns até possam sentir-se melhor vivendo desta forma, mas acredito também que alguns tenham optado por este caminho para fugirem às cada vez mais exigentes obrigações sociais. É certo que não terão o divertimento que uma pessoa normal terá, mas as suas responsabilidades serão mínimas.
Acredito piamente que alguns terão visto o caminho de religião como uma forma de escape às pressões sociais.
No final de tudo isto é óbvio que com ou sem religião cada pessoa deverá tomar o rumo onde se sente melhor, mas nestes termos tens duas opções, ou "curtes" a vida, sais com os amigos, bebes uns copos, tens as tuas experiências sexuais, mentes, cobiças, comes que nem um "alarve" sem pensares nos necessitados, ou então dedicas-te a Deus e "talvez" vás para o Céu.

4 comentários:

Guga777 disse...

Pois, basicamente há quem fuja aos problemas da vida acreditando no Merlin, e também há os outros que os enfrentam sem a varinha mágica...

O que é que se conclui então? Pois, é isso, o cristianismo é o mundo do Harry Potter, pois claro...

Unknown disse...

Na minha opinião a razão que leva tanta gente a procurar o "velho das barbas" é o simples facto de, no caso de algo correr mal na vida, já têm alguém em quem por as culpas!!Tanto que até surge a famosa expressão:" Que mal fiz eu a Deus para merecer isto?!".Ou seja, inocentam-se! É sempre mais fácil culpar os outros que assumir a culpa no acto!!

One of the boogies disse...

Eu cá perfiro acreditar que sou um excelente deus.

Mitghefüll
aka
VFM

Anónimo disse...

Quem diz que os padres lá no convento não se divertem como as outras pessoas? De certeza que também la tem discotecas, e quem sabe, umas casas de meninas...é assim eu também não sei,mas são poucos aqueles que se arrependem de ter ido para padre, alguma coisa se passa nos conventos que nós não sabemos.

Não vou escrever mais, posso ir para o inferno.


BY:JP